Perguntas e Respostas

Sobre o Cartão


É um meio eletrônico de pagamento no qual podem ser efetuados créditos de valores. A partir de agora, todas suas verbas salariais devidas por seu empregador serão pagas mediante à créditos efetuados no Cartão. Com ele, você terá muito mais conveniência à sua disposição. O Cartão Salário Caruana é meio mais moderno de receber o seu salário.
Assim como uma conta salário comum regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), você recebe sua remuneração neste cartão. Oferecendo a segurança de um meio de pagamento eletrônico, além de ser um moedeiro, após os seus recursos em espécie se esgotarem, é possível você fazer uso de um limite de crédito* também disponível no mesmo cartão. Além disso, com o Cartão Caruana você também pode fazer compras pela internet, coisa que, com cartão de débito comum de uma conta salário, não é possível. 
É a Caruana S/A Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento. É uma instituição sólida autorizada pelo Banco Central do Brasil. Com a Caruana, você tem todos os serviços oferecidos no mercado bancário, como pagamento de contas e recarga de celular, sem precisar dispor de conta em banco, sem agência, sem burocracia.
O Cartão Caruana é um cartão de dupla função. Na função Salário (pré-pago), você utiliza seus recursos da maneira que quiser, podendo efetuar saques, pagamentos e compras. Na função Crédito (pós-pago), você possui um limite de crédito pré-aprovado que ficará disponível automaticamente para utilização após os recursos de seu salário ou dos valores da função pré-pago se esgotarem. Nesse caso, assim como qualquer cartão de crédito você terá até 30 dias para pagar a fatura de suas compras. Há cobrança de tarifa para esta operação. Em caso de dúvidas, consulte a área de tarifas deste site.
Sim. Desde que seja aprovado pela política de crédito da Caruana ou em negociação prévia com seu empregador.
A Caruana é uma financeira sólida, localizada em São Paulo, com foco no setor de transportes de passageiros. Não possui filiais. Conheça mais em www.caruanafinanceira.com.br. O serviço é 100% digital e você não precisa de agência para fazer nada. Além disso, conta com diversos canais de atendimento para auxiliar você.
Ao receber seu cartão ele estará automaticamente desbloqueado na data do primeiro salário nele creditado. No entanto, para utilização do seu cartão nos canais eletrônicos da Caruana, como Aplicativo ou Internet Banking, será necessária a ativação online.
De posse do cartão e da senha que o acompanha os saques poderão ser feitos em toda rede do Banco24Horas e Cirrus.
Você poderá sacar até 2 vezes ao mês sem nenhum custo. Acima disso, consulte os valores pelos canais de atendimento Caruana ou na área de tarifas deste site.
Seu Cartão poderá ser utilizado para compras em toda rede credenciada Visa ou MasterCard e pela internet e para saque no Banco24Horas e nas redes Plus (Visa) e Cirrus (MasterCard).
Sim. Ela acompanha o cartão na carta-berço e está localizada abaixo de onde o cartão está fixado.
É obrigatório. Por questão de segurança, toda e qualquer transação feita com cartão, no Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa) é solicitada a digitação da senha de segurança. Caso seu cartão seja Visa, não será necessária digitação da senha para compras de até R$ 50,00 pelo sistema de aproximação (payWave).
Sim, você pode trocar sua senha por meio do Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa).
Será necessário preencher e assinar os Formulários de Adesão, a Autorização de Desbloqueio e anexar as xerox dos documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
O limite do seu cartão será definido através da política de crédito vigente, podendo ser consultado através do Aplicativo, Internet Banking e Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa).

As Funções do Seu Cartão


É a utilização do saldo de seu salário nas compras através dos estabelecimentos credenciados Visa ou MasterCard e pela internet ou através de saques no Banco24Horas e Cirrus.
É a utilização do limite de crédito disponível vinculado ao seu Cartão Caruana, podendo ser em compras nos estabelecimentos credenciados Visa ou MasterCard ou através de saques no Banco24Horas e Cirrus, de acordo com a política de crédito vigente. Nesse caso, vale lembrar que os saques são tarifados e acrescidos de juros pelo período de utilização.
Em qualquer situação, utilizando a função pré-paga ou pós-paga, você deve solicitar o modo “CRÉDITO”.
Através do seu Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa) você poderá recarregar seu celular dentro dos valores previstos pelas operadoras.
Sim. Não há nenhuma restrição. Basta cadastrar o número que você deseja realizar a carga.
Por enquanto não. Porém essa funcionalidade será implementada em breve.
Através de seu Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa) você poderá pagar contas de água, luz, telefone ou gás, além de qualquer boleto bancário, sem limite de quantidade ou valor, de acordo, é claro, com o seu saldo disponível. Este serviço é tarifado.
Você poderá consultar os extratos de utilização do seu salário ou do crédito em seu cartão através do Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa.

Dúvidas Comuns


Entre em contato imediatamente com nossa Central de Atendimento pelo 0300-771-1000 solicitando a emissão de uma nova via do seu cartão.
Sua 2ª via do cartão solicitado através da Central de Atendimento chegará em sua residência no endereço informado no ato da adesão. 
Para os colaboradores, além do atendimento presencial, a Caruana oferece o Aplicativo, Internet Banking e Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa), além  da Central de Atendimento pelo telefone 0300-771-1000e uma página no Facebook. Para as empresas, existe um canal exclusivo para as demandas institucionais. Há também a Ouvidoria com acesso pelo telefone 080-7727210, para o caso de suas dúvidas ou solicitações não terem sido solucionadas nos atendimentos pelos canais anteriores.
Basta acessar www.cartaocaruana.com.br, ativa seu cartão e clicar em “Minha Conta” para desfrutar de todas as facilidades para o pagamento de contas, recargas de celular, emissão de TED/DOC, consulta de saldo, extrato e muito mais. É muito fácil e seguro. Em caso de dúvidas, acesse o menu “Facilidades” acima.
Ele é totalmente gratuito e está disponível nas lojas Google Play e App Store. Você pode baixá-lo através do site, do QR CODE impresso em seu welcome kit, ou apenas digitando Caruana na busca de sua loja favorita, da mesma forma que baixou outro aplicativo, com o WhatsApp, por exemplo. Aí, é só se cadastrar e passar a desfrutar de todas as facilidades como o pagamento de contas, recarga de celular, emissão de TED/DOC, consulta de saldo, extratos e muito mais. Todas as facilidades na palma de sua mão, sem filas.
A função crédito (pós-pago) será disponibilizada automaticamente se seus gastos ultrapassarem o limite de seu salário previamente depositado na função pré-pago. Você será alertado imediatamente por um SMS se isso ocorrer.
No Banco24Horas você poderá realizar saques em dinheiro, tanto do crédito do seu salário, quanto do crédito de seu cartão.
Vá a qualquer agência do Banco Santander e saque em dinheiro utilizando um dos terminais de autoatendimento disponíveis.
Você pode consultar seu limite do crédito através do Aplicativo, Internet Banking e Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa). Dessa forma, o saldo disponível do seu salário também poderá ser consultado a qualquer momento.
Sim. Qualquer outro cartão de crédito ou limite de cheque especial poderá ser liquidado com o pagamento de qualquer boleto previamente emitido através do Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa). Você também poderá transferir o valor para sua agência a fim de quitar o saldo do cheque especial, com isso sua dívida estará em condições muito melhores de quitação.
A partir do fechamento da fatura, você poderá quitar através do Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa) emitindo uma 2ª via da fatura onde, através dela, poderá ser feito o pagamento total ou parcial do saldo devedor do crédito utilizado antecipadamente.

Faturas e Tarifas


Não será cobrada qualquer tarifa a título de anuidade.
Não será cobrada qualquer tarifa a título de mensalidade. 
Você pode consultar o saldo ou extrato através do Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa).
Alguns dias antes do vencimento, chegará em sua residência uma fatura com a descrição de todas as utilizações no crédito (pós-pago) já acompanhada de um boleto para o pagamento dos valores devidos. O valor mínimo deste pagamento já será automaticamente descontado dos valores de seu salário a serem depositados no mês seguinte. Importante: apenas o pagamento mínimo é descontado automaticamente de seu salário, conforme autorizado. Você deve pagar o valor total através do boleto que chegará em sua residência. O não pagamento da fatura em sua totalidade acarretará na incidência de encargos financeiros.
Normalmente, as empresas que pagam seus salários até o 5º dia útil do mês. Como trata-se de uma data móvel, o vencimento será no dia 10 de cada mês.
O mínimo da fatura gerada pela utilização do limite de crédito será automaticamente descontado no depósito de seu salário no Cartão Caruana, ficando qualquer pagamento adicional realizado através do boleto que acompanhará sua fatura a ser enviada para residência.
A taxa de juros praticada será a vigente na data da utilização, disponível para consulta no site www.caruanafinanceira.com.br, incidente, imediatamente, sobre qualquer saque feito no limite de crédito de seu cartão e no saldo devedor, proveniente de suas compras, não liquidado no vencimento da fatura.
Sim. Alguns dias antes do vencimento você receberá em sua residência uma fatura com a descrição de todas suas utilizações do limite de crédito, caso tenha utilizado, lembrando que o pagamento mínimo já será descontado do depósito de seu salário, ficando a quitação ou amortização do saldo restante saldo a seu critério.
Não será cobrada qualquer tarifa ou mesmo descontado qualquer valor no crédito do salário desde que seu saldo não ultrapasse o valor pré-pago depositado do seu salário. Quando houver, o valor mínimo sempre será descontado do pagamento de seu salário automaticamente no mês seguinte.
Caso você já tenha esgotado os recursos provenientes de seu salário, os saques poderão ser feitos no Banco24Horas ou Cirrus. No caso do saque ser realizado do saldo de seu limite de crédito, haverá cobrança de tarifa e encargos financeiros.
Caso você já tenha esgotado os recursos provenientes de seu salário, elas entrarão como compras e terão até 30 dias para pagar sem juros, exatamente igual a um cartão de crédito comum, com cobrança de tarifa ao entrar no limite de crédito.
Quando você fizer compras utilizando o saldo de seu crédito, caso os recursos de seu salário já tenham se esgotado, o funcionamento é igual ao de um cartão de crédito comum. Portanto, você pode contar até 30 dias sem juros para pagar suas compras.
Através de seu Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento (quando disponível em sua empresa). Basta consultar e avaliar se os recursos disponíveis do seu salário já tenham se esgotado.
Seu pacote de serviços, assim como sua cesta de tarifas estarão disponíveis para consulta no Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa.
Sim. Será cobrada toda a operação excedente de forma individual que exceder seu pacote de serviços. Consulte o Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa) para saber quais são os serviços já inclusos no seu pacote.
Através do Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa) onde já há uma função com essa finalidade.

Depósitos Adicionais e Rescisão de Emprego


Sim. Caso você deseje depositar um valor adicional ao seu salário no modo pré-pago, é só entrar no Aplicativo, Internet Banking ou Totem de Autoatendimento Caruana (quando disponível em sua empresa) e acessar o menu “Boleto para Recarga de Cartão”, definindo o valor da recarga que desejar e pagá-lo em qualquer banco ou casa lotérica. Você também poderá realizar uma TED a partir de qualquer banco com os valores diretamente creditados no seu cartão. Consulte esta funcionalidade neste site.
Sim, conforme tabela de tarifas vigentes disponível no link tarifas deste site. Você pode recarregar seu cartão quantas vezes quiser. Todos os valores recarregados serão somados ao seu saldo de seu salário (pré-pago). 
Você poderá apenas utilizar seu cartão com o restante do seu saldo de salário e das suas verbas rescisórias que você recebeu. Entretanto, a função crédito será automaticamente desabilitada.
Sim, o saldo de seu salário ou mesmo as verbas da rescisão estarão disponíveis para utilização até o final em todos os meios disponíveis.
Ao sair da empresa seu saldo de rescisão será creditado no seu cartão e o limite de crédito será cancelado. Seu eventual saldo devedor poderá ser liquidado com o débito total de sua dívida, ficando o saldo remanescente disponível para utilização até se esgotar quando o cartão não terá mais nenhuma função.